Tratamento para menores de idade

Todo tratamento para menores de idade necessita do licenciamento do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), onde as medidas de tratamento precisam seguir as conformidades do órgão. Assim a Clínica de Reabilitação Online direciona o paciente menor para as unidades credenciadas ao órgão e que promovem o tipo de tratamento adequado para o menor.

Como internar menor de idade

A melhor saída para a recuperação é que a família esteja de acordo com o processo, pois ela é a principal atuante na reabilitação do menor. Assim, para realizar a internação a família tem que recorrer ao nosso portal, para que direcionamos o paciente para o melhor centro de tratamento de acordo com a sua idade e dependência. Nestes casos, o foco é a internação voluntária já que a involuntária pode ser considerada como uma prática abusiva.

Caso no seu ambiente familiar tenha algum menor de idade com dependência, o melhor a se fazer majoritariamente é procurar algum psicólogo ou médico psiquiatra que realize o diagnóstico da dependência química fornecendo o laudo e carta de encaminhamento para a internação.

Quais são as precauções ao tratamento do menor?

As precauções para tratar menores de idade envolvem o tipo de droga que ele consome, a avaliação comportamental pelo médico conveniado à unidade, a estrutura da clínica que pode fornecer o melhor tratamento e o contato contínuo e assíduo com a família.

Prover reabilitação é um papel da clínica, mas o acompanhamento deve ser realizado pela família em conjunto para que o projeto de tratamento flua da melhor maneira possível. Não é apenas a clínica que faz o papel aqui, a família também necessita apoiar, fornecer carinho e criar uma conduta positiva de recuperação.

O papel da família na recuperação do menor

O papel da família na recuperação do menor na Clínica de Reabilitação Online deve ser total e com a máxima prestatividade. Seguir esses critérios ajudam consideravelmente no tratamento.

  1. Acompanhar o tratamento e sempre visitá-lo nas datas estipuladas;

  2. Nos dias que são permitidas as ligações, sempre conversar com o paciente;

  3. Qualquer problema dentro da instituição, a contratada (clínica) entrará em contato para melhor avaliação da conduta;

  4. Caso o paciente crie desordem, a unidade pode realizar a alta médica e indicar outra clínica especializada para o paciente;

  5. As reuniões com a família devem ser realizadas periodicamente e é imprescindível a participação dos responsáveis.

Menor e drogas como reabilitar?

Assim como pacientes maiores de idade, os indivíduos que têm menos de 18 anos podem realizar um tratamento altamente eficaz com as mesmas atividades dentro da casa de reabilitação seguindo:

  • reunião com o psicólogo semanalmente;

  • acompanhamento médico com psiquiatra mensalmente;

  • obrigatoriedade do cumprimento de todas as atividades da instituição (estipulado em contrato);

  • laborterapia e terapia ocupacional devem ser realizadas;

  • atividade física com educador físico ou terapeuta holístico são obrigatórias;

  • realizar as refeições adequadamente;

  • Em caso onde é necessário administração medicamentosa o enfermeiro de plantão da unidade prestará os devidos cuidados;

  • apoio da família ao centro terapêutico.