Tratamento contra alcoolismoO tratamento contra o alcoolismo na Clínica de Reabilitação online é uma forma de realizar cuidados e prover reabilitação para uma das dependências mais difíceis no Brasil, o álcool. Assim, o paciente alcoólico e a família podem ter a tranquilidade quanto ao encaminhamento e direcionamento do paciente para a unidade.

Só ao volante são atribuídas anualmente 85 mil mortes em decorrência do consumo de álcool e dirigir. Além do mais, a taxa de binge alcoólico – ato de beber grandes quantidades de álcool em um período curto de tempo – aumentou consideravelmente nos últimos anos, passando de 7,5% para 12,7% em 2020. Para o Ministério da Saúde, isso é um alerta para criar medidas efetivas para minimizar o consumo de álcool.

Por que o álcool é um problema sério no Brasil

O álcool é um problema sério no Brasil porque justamente existem diversos fatores que incitam o consumo de bebidas alcoólicas no país. O primeiro deles é o clima tropical, especialmente na época do calor, onde estar na companhia da cervejinha e caipirinha na praia ou com os amigos pode deixar de ser um lazer e virar um hábito.

O segundo motor é que as propagandas de álcool e tabaco exibidas massificadamente na década de 80 e 90 criaram uma cultura do consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. A geração dos 30 e 40 anos (Y) são os mais afetados por conta da cultura que incita o consumo de álcool naquela época.

A licitude do álcool é outro fator que faz com que as famílias tenham problemas com pacientes alcoólicos. Ir ao bar, padaria, mercearia, vendas, restaurantes, baladas, casamentos, chás de bebê, saideira e happy hour com os amigos sempre é regado a bebida e não há crime em comprá-la e consumi-la.

A droga lícita com altas taxas de internação

Como o álcool é uma droga lícita, a maioria dos pacientes que são internados e depois de alta médica da instituição tendem a recair na primeira dificuldade. Por isso, a Clínica de Reabilitação Online além de prover tratamento especializado, conta com recursos que evitem o procedimento de recaída, como por exemplo, a criação de uma dinâmica para alta do paciente em conjunto com a família.

O tratamento para o álcool

O tratamento para o álcool em nossas unidades consiste na avaliação do paciente por parte de uma médico psiquiatra, tratamento medicamentoso, apoio a saúde mental por um psicólogo, grupos de apoio, terapeuta ocupacional, laborterapia, gestão e administração de uma rotina e apoio de assistente social. Além disso, o acompanhamento e tratamento com medicamentos prescritos já pelo médico da unidade no início do tratamento devem ter sua continuidade fora da clínica.

Psicoterapia no pós tratamento

Consultar um psicólogo no pós tratamento do paciente alcoólico se faz importante. É comum que ao sair da instituição, o paciente acabe deixando de lado a rotina que foi estabelecida na casa. Assim, esse esquecimento pode custar uma recaída, por conta de fatores como esse, é importante que a família encontre um psicólogo para prestar apoio ao tratamento pós alta do paciente.